Hoje, vamos falar um pouco sobre como funcionam as Hidrelétricas, um ótimo meio para obtenção de energia, por ser limpo e duradouro. O sistema por trás de toda aquela gigante estrutura tem uma base ideológica simples e inteligente: a força da água passa pela estrutura, que, por sua vez, contém turbinas.
Essas turbinas giram com a pressão da água, fazendo com que os geradores produzam a energia que chega as nossas casas, para nossa alegria.
Aqui uma imagem que mostra mais detalhadamente por onde passa a água:
Para elas funcionarem direitinho é necessário a chuva, pois como todos sabem, um período de estiagem muito grande causa a seca. Isso prejudica as hidrelétricas porque com a diminuição do nível da água também diminui a pressão exercida por ela, fazendo com que a energia produzida seja menor. Resumindo: é prejuízo pra todo mundo.
No Brasil, esse é o meio mais utilizado para obtenção de energia, como já falamos em posts anteriores. Até pouco tempo atrás a usina de Itaipu, localizada no rio Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai, era a maior do mundo, mas foi batida pela usina Três Gargantas, localizada no rio Yang Tsé, na China.
Mesmo a Três Gargantas sendo maior, quem produz mais energia ainda é a Itaipu. Enquanto a maior do mundo possui 32 turbinas, a Itaipu possui 20. Mesmo com uma desvantagem de 12, nossa hidrelétrica ainda produz 10 bilhões de kWh a mais que a chinesa (90 bilhões X 80 bilhões). “Tamanho não é documento”, como já diz aquele velho ditado.
Aqui a lista das 10 maiores hidrelétricas do mundo:
1º - Três Gargantas (China)
2º - Itaipu (Brasil/Paraguai)
3º - Belo Monte (Brasil)
4º - Guri (Venezuela)
5º - Tucuruí I e II (Brasil)
6º - Grand Coulee (EUA)
7º - Sayano-Shushenskaya (Rússia)
8º - Krasnoyarsk (Rússia)
9º - Churchill Falls (Canadá)
10º - La Grande 2 (Canadá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário