Páginas

sábado, 12 de março de 2011

O Terremoto no Japão também é nossa culpa?

 

Entenda como foi o terremoto

O Japão foi atingido nesta sexta-feira pelo mais violento terremoto desde que as medições sísmicas começaram no país. O Tremor atingiu 8,9 graus na escala Richter, e seguido do tremor, um Tsunami devastou a costa nordeste do território japonês. A região mais castigada é próxima da cidade de Sendai, capital da província de Miyagi.

O abalo sísmico ocorrido às 14h46 no horário local, ou 2h46 no horário de Brasília, foi localizado no Oceano Pacífico, a 130 quilômetros da península de Ojika, no Japão.

O Abalo aconteceu a 24km da superfície, em alto mar, mas pode ser sentido em boa parte do Japão, inclusive na Capital, Tóquio. Várias cidades sofreram com os abalos, os desmoronamentos e destruições causadas pelo tremor e logo após, o Tsunami, que invadiu cidades e deixou muitos desabrigados e centenas de mortos.

Até agora, o governo confirma um pouco mais de 600 mortes, porém o número deve ser muito maior. Só na cidade de Minamisanrika, que foi atingida pelo Tsunami e ficou tomada pela lama, estima-se que mais de 10 mil pessoas estejam desaparecidas.

Veja abaixo, algumas fotos e vídeos sobre esse desastre e mais abaixo entenda o porque temos culpa desse acontecimento no outro lado do mundo.

Entenda o terremoto no Japão (Foto: Arte/G1)

 

 

Veja mais fotos clicando na imagem

Tsunami em Natori após o tremor causado pelo terremoto de 8,9 graus na tarde desta sexta-feira, Japão<br />

 

 

O que aconteceu no Japão é nossa culpa?

O homem muitas vezes não tem como evitar, nem prever grandes desastres naturais como esse. Tanto é, que mesmo o Japão tendo uma grande infra-estrutura para detecção e alerta para esses desastres, ainda sim, houve grande destruição.

Claro que um terremoto causado por atrito entre placas tectônicas não é culpa do homem, mas um desastre natural e que acontece normalmente na natureza.

No entanto, algumas implicações e prejuízos causados tem forte relação com o descaso do homem com o meio ambiente.

Por exemplo: Hoje, o governo japonês confirmou que ocorreu um acidente nuclear nível 4 na usina nuclear de Fukushima. Esse foi o terceiro acidente mais grave da história, perdendo apenas para o de Chernobyl, na Ucrânia, que atingiu nível 7, e o de Three Mile Island, nos EUA, que atingiu nível 5.

O Governo diz que não há motivo para preocupação, mas já isolou uma área de 20km ao redor da usina, além de confirmar a distribuição de iodo, que ajuda a prevenir câncer de tireóide.

O governo japonês também cogita usar água do mar para esfriar reatores e evitar mais desastres, o que muitos especialistas nos EUA apontam como uma grande oportunidade para desencadear mais um evento como em Chernobyl.

Apesar das autoridades afirmarem que o vazamento foi leve, que não há risco de danos maiores, mesmo assim, 45 mil pessoas foram levadas ã evacuar a área e o risco ainda continua, pois a usina continua com problemas no resfriamento dos seus reatores, o que pode levar a mais explosões e vazamentos.

Apesar de toda a tecnologia para evitar que catástrofes como essa aconteçam, investir em energia nuclear é muito arriscado. Depois do terremoto e do alerta para possíveis vazamentos, várias usinas foram desligadas, algumas áreas isoladas e todas monitoradas constantemente, sem falar que 20% de toda a energia do Japão provém de usinas nucleares e que agora estão fechadas.

 

Agora fica a pergunta:

Será que vale mesmo a pena o investimento numa tecnologia tão cara e tão perigosa?

Em áreas de risco, como o Japão, que sempre sofrem com abalos, não seria melhor o investimento em tipos de energias mais naturais ou renováveis?

Claro que essa é uma questão complicada, que envolve vários fatores. Mas infelizmente, agora, temos apenas que esperar que nada de mais aconteça e que tudo volte ao normal. Torcendo para que o homem comece, a partir de agora, a pensar mais na natureza, em formas mais limpas e naturais de buscar energia, vivendo de forma sustentável e coexistindo com a natureza.

 

Você pode encontrar mais informações e notícias nos links abaixo, que nos serviram de base para escrever essa matéria.

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/japao-vive-pior-acidente-nuclear-desde-chernobyl

http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2159

http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/cidade-atingida-por-tsunami-tem-10-mil-desaparecidos-diz-tv-do-japao.html

http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/acidente-nuclear-de-fukushima-esta-no-nivel-4-em-escala-ate-7-diz-japao.html

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/aconteceu-o-que-se-temia/blog/33702

 

Deixe sua opinião nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário