Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Carro Ecológico movido a Hidrogênio

 

KRUCE. (Foto: Divulgação)

 

A Shell criou o Eco-marathon para desafiar alunos de ensino médio e universidades a projetarem, construírem e testarem veículos energeticamente eficientes. Há diversos eventos anuais nas Américas, Europa e Ásia. O veículo vencedor é aquele que consegue percorrer a maior distância consumindo a menor quantidade de energia.

Para competir, estudantes da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) criaram o KRUCE(Kent Ridge Urban Concept Ecocar). Ele é equipado com uma célula de hidrogênio combustível de 1.2 kw e custou US$ 40 mil para ser produzido. O veículo expulsa água como escape é é duas vezes mais eficiente do que outros veículos de combustão interna. Ele está competindo com equipes de mais de 37 países na competição da Shell. A próxima etapa na Ásia acontecerá entre os dias 7 e 9 de julho. A equipe da NUS já ficou em quinto lugar em 2009.

Este foi o primeiro carro criado inteiramente em Cingapura e movido a hidrogênio. Uma outra equipe da região, da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), criou um carro movido a energia solar, mas não obteve os mesmos resultados satisfatórios que o KRUCE.

O Shell Eco-Marathon começou há muito tempo atrás, em 1939, no laboratório de pesquisas da Shell, como uma aposta amigável entre os cientistas, para ver quem criaria o veículo que pudesse percorrer a maior distância consumindo a menor quantidade de energia. Já em 1985, na França, começou a ser organizada uma competição nos moldes observados atualmente.

Fonte: TechTudo

E pra quem quiser ver alguns vídeos sobre a criação desse carro e também sobre o Eco-marathon, temos alguns vídeos abaixo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário