Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Faça você mesmo: Caixa de garrafa PET

 

Hoje trouxemos aqui uma dica vinda do pessoal do Ciclo Vivo.

Veja como criar uma caixa usando materiais reciclados.

 

As garrafas PET podem ter diversas utilidades e elas também são ótimas matérias-primas para o artesanato. Uma sugestão para esse item plástico é transformá-lo em pequenas caixas “porta-treco” ou apenas decorativas.

Para isso, os materiais necessários são: tesoura, alicate, fita crepe, quatro garrafas PET cortadas em tiras de dois centímetros de largura, elásticos e um molde, de preferência no tamanho 10x10 cm.

Como fazer:

- O comprimento das tiras deve ser suficiente para envolver as laterais e o fundo da caixa, deixando ainda uma sobra de quatro centímetros, na abertura superior. Essas fitas de PET serão usadas em todo o processo, e se a caixa for quadrada elas podem ter sempre o mesmo tamanho.

- Primeiro é necessário cobrir o molde com as tiras, prendendo-as com elástico e forçando bastante as dobras, para que elas sejam formem adequadamente um quadrado, com a base reta.

- Na segunda etapa, as novas fitas devem ser passadas de maneira entrelaçada com as fitas já colocadas anteriormente. Lembre-se de ter cuidado para que todas as fitas estejam dispostas e entrelaçadas da maneira correta. Pois, isso dará a firmeza na caixa. Uma dica é começar uma fita da direita para a esquerda e a outra fita no sentido inverso.

- Para reforçar, passe algumas fitas “extras” pela trama, assim a estrutura ficará ainda mais resistente. A finalização exige um cuidado específico com as sobras de tiras. O excesso da parte superior deve ser dobrado e entrelaçado com as fitas, na altura da terceira tira. Se ainda assim sobrar algum pedacinho, ele pode ser recortado, com cuidado para não sobrar um “canto vivo”, que possa machucar.

- O alicate e a fita crepe entram na última etapa: reforçar os vincos. Primeiro passa a fita crepe nas “dobras” e depois aperte-as com o alicate. A fita é usada para proteger a caixa das marcas que o alicate pode deixar no plástico, por isso, pode ser retirada posteriormente.

- Apesar de ser uma sugestão para caixas de dez centímetros, é possível aplicar a técnica a modelos maiores, de acordo com a escolha de quem fará o artesanato. Com informações da Revista Sobre Tudo e Utsumi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário