Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Camiseta transforma som em energia

 

No último festival de Glastonbury, realizado no ano passado na Inglaterra, certamente os espectadores não ficaram na mão por falta de bateria no celular. É que o público testou uma invenção que é capaz de converter o barulho de som alto em eletricidade. A tecnologia para essa transformação já existia, mas o que a novidade tem de revolucionária é que ela foi feita na forma de camiseta!

A peça de roupa foi desenvolvida pelas empresas britânicas Orange e GotWind. Nela foram costuradas duas camadas especiais, responsáveis pelo efeito:
- uma de filmes piezoelétricos, que funcionam como um grande microfone, absorvendo as ondas de som, e
- outra de cristais de quartzo entrelaçados, que, pela compressão das ondas de som, as converte em eletricidade suficiente para abastecer celulares.
A energia – que veio de uma fonte limpa – é então armazenada numa bateria acoplada à camiseta, chamada de Sound Charge.

De acordo com seus criadores, se a invenção absorve ruídos de 80 decibéis, o equivalente ao que é emitido em uma rua movimentada, é capaz de gerar 6 Watt-hora de energia em um final de semana. A quantidade carregaria dois aparelhos celulares. Agora imagine quantos aparelhos ela salvou em um grande festival de música, com potência de som bem mais alta do que a de uma rua.

Por enquanto, a Sound Charge ainda não foi produzida em série. Que tal se virar realidade por aqui também?

No vídeo abaixo, em inglês, seus inventores contam mais sobre seu funcionamento:

 

 

Fonte: Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário