Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

Designer cria mobílias com lixo eletrônico

 

O lixo eletrônico é considerado um grande problema ambiental. No entanto, no que depender do designer chileno Rodrigio Alonso, esta má fama está com os dias contados. O jovem artista utiliza os resíduos como matéria-prima para a fabricação de mobílias.

Nas mãos do designer, os utensílios eletrônicos que perderam a sua utilidade tradicional são reaproveitados, ganhando formas diferentes e totalmente inusitadas. A banqueta é a principal criação. A estética mescla simplicidade, curiosidade e tecnologia.

<br />	A banca é feita manualmente, com a utilização de um molde, lixo eletrônico dos mais diversos tipos, resina e alumínio reciclado fundido. l Fotos: Divulgação/Rodrigo Alonso<br />

Alonso reaproveita todos os tipos de resíduos para fabricar os banquinhos. Isso é perceptível no visual do elemento, em que é possível identificar, cabos, teclado de computador, placas de memória e muitos outros utensílios eletrônicos.

Apesar de chamar a atenção pela questão estética, o N+ew, como foi apelidada a criação, remete à importância de se atentar às dificuldades do descarte adequado e da manufatura dos resíduos eletrônicos, que com o desenvolvimento tecnológico, se tornam cada vez mais efêmeros.

A banca é feita manualmente, com a utilização de um molde, lixo eletrônico dos mais diversos tipos, resina e alumínio reciclado fundido. Tudo é misturado e o resultado final é inesperado, como é possível observar nas imagens da galeria. Os modelos podem variar nas cores transparente, vermelho ou fogo, e são feitos pelo artista por encomenda. Não existem dois bancos iguais, já que a aparência também depende dos tipos de resíduos usados na mistura.

Para conseguir o material suficiente para o preenchimento do N+ew, Alonso trabalha em parceria com a ONG Chilena Recycla, que oferece oportunidade de emprego a ex-detentos e mulheres em condicional. Essas pessoas auxiliam a coleta e destinação adequada do lixo eletrônico.

<br />	O lixo eletrônico é considerado um grande problema ambiental. No entanto, no que depender do designer chileno Rodrigio Alonso, esta má fama está com os dias contados.<br />

 

<br />	A banca é feita manualmente, com a utilização de um molde, lixo eletrônico dos mais diversos tipos, resina e alumínio reciclado fundido.<br />

 

<br />	A banca é feita manualmente, com a utilização de um molde, lixo eletrônico dos mais diversos tipos, resina e alumínio reciclado fundido.<br />

 

Fonte: Ciclo vivo

2 comentários:

  1. Muito maneiro.Achei o máximo

    ResponderExcluir
  2. Incrível. Vale apresentar outros trabalhos deste designer.Onde podemos conhecê-lo melhor? Ele ensina?
    De qualquer forma parabéns, o trabalho é inusitado, criativo, ecológico e despojado. Fiquei doidin.
    Wilson - Amequim Artesanatos

    ResponderExcluir