Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012

A evolução do aquecimento global – Imagens incríveis

 

A Nasa fez algumas fotos mostrando o impacto do aquecimento global desde 1880 até 2009.

Veja abaixo as fotos e a matéria orginal.

 

image

Essa foto de 1880 mostra a média da temperatura no planeta, sendo azul mais frio e vermelho mais quente.

 

image

Nesta foto da década de 40 já dá pra ver como tudo ficou mais “quente” por aqui.

 

image

E o mais preocupante é a foto que mostra os dados da última década. Dá pra ver claramente como a média da temperatura aumentou de forma exponencial.

 

A Nasa, agência espacial americana, fez uma animação para mostrar como o planeta esquentou nas últimas décadas. Ela mostra como estavam as médias de temperatura em cada parte do globo em vários períodos desde 1880. Quanto mais azul, mais frio em relação à média histórica considerada padrão para efeitos de comparação (entre 1951 e 1980). Quanto mais vermelho, mais quente em relação ao padrão. Aperte o botão “play” para ver como as médias evoluíram no tempo.

Segundo a análise dos cientistas do Intituto de Estudos Espaciais Goddard, da Nasa, que elaboraram o gráfico, a Terra esquentou 0,8 grau centígrado desde 1880. Dois terços do aquecimento ocorreu desde 1975. Pode parecer pouco. Afinal, a gente convive com oscilações maiores de temperatura em qualquer dia do ano. Mas uma oscilação dessas médias significa grandes transformações, na prática, no clima dos continentes. Para se ter uma ideia, no passado, no auge da última Era Glacial, quando a América do Norte estava enterrado sob vários metros de gelo, a temperatura média da terra era apenas 5 graus abaixo da de hoje.

Para fazer essa análise, a Nasa usa dados de 6.300 estações meteorológicas no mundo, além de equipamentos em navios e satélites. Em geral, o aquecimento é maior na terra firme do que nos oceanos. Isto porque a água é mais lenta para absorver e liberar o calor.

Apesar da onda recente de frio especificamente na Europa, este ano de 2010 é bem típico da tendência de aquecimento. Já é um dos três mais quentes desde que as medições começaram, há 131 anos. E alguns dizem até que o frio da Europa neste inverno tem relação com o degelo do Ártico.

Fonte: Blog do Planeta - Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário