Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Faça você mesmo: Vasinhos usando coadores de café

 

Trouxemos uma dica do nosso parceiro Ciclo Vivo pra você fazer em sua casa utilizando coadores de pano.

Uma ideia simples que vai dar uma cara nova pra sua casa e vai ser muito diferente.

<br />	Foto: Wagner Silveira cedidas pela Angela Oliveira<br />

<br />	Foto: Wagner Silveira cedidas pela Angela Oliveira<br />

Para começar, pegue um coador de pano que você já não usa mais e lave bem. Se quiser dar um toque especial, é possível tingir o coador. Como o material utilizado é pano, tintas de tecido pegam muito bem e dão muito certo. Espere secar.

Para “envasar” suas plantas, você também pode fazer de duas maneiras: Corte uma garrafa PET em uma altura suficiente para que fique escondida dentro do coador de café. A seguir, faça pelo menos uns quatro furos, no fundo da garrafa para que a água da rega ou da chuva - caso fique pendurado na área externa, possa escorrer. Adicione terra adubada na garrafa e plante suas ervas aromáticas, ou flores. Coloque dentro do coador.

A segunda maneira é fazer o processo de plantio diretamente no coador. Mas, caso opte por este tipo de vaso, o melhor mesmo é deixar o coador na forma original, sem tinta. Pode ser que com a chuva e a rega, a tinta acabe saindo, mesmo que desbote pouco, também não se sabe se o corante utilizado pode afetar a saúde de suas plantas. Estes vasos são indicados para área externa, uma vez que o escoamento da água carrega um pouco de terra. Além da sujeira, ele vai molhar o que estiver embaixo.

Neste caso, verifique de tempos em tempos se a quantidade necessária de terra para manter sua planta saudável está na medida certa. Caso não esteja, complete com um pouco de adubo.

Para pendurar seus vasos, basta colocar um prego na parede e pendurar o coador pela alça.

Se os vasos forem enfeitar o interior de sua casa, opte por plantas que não exijam tanta água e lembre-se de não regar demais para que não escorra demasiado. Escolha locais onde a água possa cair, eventualmente. Com informações do blog Vila do Artesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário