Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Aplicar sustentabilidade em casa não é difícil!

Todo mundo escuta falar que a sustentabilidade é algo de extrema necessidade que se refere aos graves problemas ecológicos que estamos enfrentando e que tem fortes ligações com as tentativas de salvar o planeta. Contudo o conceito de sustentabilidade em si ainda é uma realidade distante para muitas pessoas que não conseguem entender a importância que isso representa para a salvação e para a mudança de nosso modo de vida e, muito menos, entendem como podem trazer a sustentabilidade para seus próprios lares. Tudo o que ouvem falar a respeito disso é sempre ligado a grandes empresas e a corporações poderosas. Essa visão equivocada faz com que muita gente ache que aplicar os conceitos de sustentabilidade é “coisa de gente grande” e envolve técnicas e práticas “mirabolantes” e caras demais para que possam fazer isso em suas próprias casas.

No entanto, nada pode estar mais longe da verdade do que isso. Aplicar a sustentabilidade em casa é acessível a qualquer um e, através de medidas simples e baratas, é possível levar algum tipo de prática sustentável para seu lar. Infelizmente, nem todos podem ter uma casa totalmente sustentável. Mas qualquer que seja a contribuição para dar as casas brasileiras um perfil mais sustentável e diminuir o alto grau de agressão ao meio ambiente que nossas populações amontoadas nas nossas cidades apinhadas e não planejadas já é de muito bom tamanho.

Uma prática simples, barata e acessível a todas as pessoas (e que ainda pode render uns lucros) é a fabricação de adubo através da reciclagem do lixo orgânico produzido pela casa. Esse lixo representa algo em torno de 60% a 70% de todo o lixo que produzimos em nossas habitações. Quando simplesmente mandamos esse lixo para os caminhões municipais, ele acaba indo engordar os lixões e poluindo o solo e os mananciais. Uma forma de lidar com isso e diminuir a quantidade de lixo que enviamos para a coleta é a utilização de minhocas como forma de reciclagem do lixo orgânico e a sua transformação em adubo.



Essa prática sustentável é facilmente aplicada em casa com a ajuda de alguns caixotes; um punhado de terra e minhocas. Basta mantê-las num lugar arejado e escuro e não lhes negar água para que todo o lixo orgânico entregue a elas seja reciclado e se transforme num adubo limpo, sem cheiro e de alto valor comercial.


Uma outra forma simples e fácil é a coleta de água da chuva. Com um investimento inicial muito baixo; pode-se coletar a água da chuva e armazená-la para que seja utilizada na lavagem de quintais; rega de canteiros; descargas de sanitários; lavagem de veículos e tudo mais que não precise do uso da água tratada e potável da torneira. Sem qualquer sombra de dúvida, esse procedimento ajudará de forma sensível à luta pela conservação da água em nosso planeta e reduzirá enormemente a quantidade de dinheiro necessária para pagar a conta da concessionária no final do mês.

Assim, aprender como aplicar a sustentabilidade em casa é simples; fácil e não requer prática nem tão pouco, habilidade. Somente boa vontade.

Fonte: Apartamentos Sustentáveis

Um comentário: