Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Maior festival ambiental do Brasil antecederá a Rio+20

A Rio+20 trará uma espécie de parque temático ambiental ao Rio de Janeiro. Durante dez dias, antes do início da conferência, o Green Nation Fest permitirá aos visitantes vivenciar o efeito da ação do homem sobre diferentes ambientes, em tendas montadas em uma área de 15 mil metros quadrados, na Quinta da Boa Vista, zona norte da capital fluminense. Entre as atrações, uma geleira, que se desfaz por causa do aquecimento global; a floresta afetada pela queimada e uma casa inundada durante temporal. A mostra abre no dia 31 de maio e se encerra em 7 de junho.

Além de "sentir" os efeitos das mudanças climáticas, o visitante terá outros meios de medir o impacto que ele próprio exerce sobre a natureza: um sistema informatizado permitirá calcular a "pegada ecológica" - quanto de gás carbônico foi liberado para que ele se deslocasse até o evento. Também poderá apadrinhar uma árvore, com direito a certificado, com nome da espécie e um código, para que possa acompanhar online o crescimento da planta. Uma das mudas será plantada pela modelo Gisele Bündchen, embaixadora Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que visita o Green Nation Fest no dia 4. A programação inclui ainda aula de yoga e passeio para observação de pássaros.



O Green Nation Fest será também um festival internacional de cinema, com mostra competitiva de curtas e exibição de 12 longas metragens, entre eles o documentário GasLand, indicado ao Oscar 2011 e vencedor do Sundance, e a première mundial de Carbon Rush, narrado por Daryl Hannah e Karine Vanasse. As exibições, gratuitas, começam em 1º de junho, no Cinemark Downtown, na Barra, zona oeste.

O festival tem ainda um seminário sobre economia verde e criativa. Entre os palestrantes, Josh Fox conta como transformou em documentário (GasLand) a proposta que recebeu para vender sua propriedade para uma empresa exploradora de gás natural; o gerente da Sony Corporation Yuichi Tokita apresenta uma bateria de celular que utiliza resíduos de papel para gerar energia; e a estilista Elizabeth Olsen, que trabalhou para grifes como Tommy Hilfiger e Calvin Klein, mostra a linha de sapatos que desenvolveu, e utiliza como matéria prima a fibra de poliéster produzida a partir da reciclagem de telas de tevês. As atividades são gratuitas. Informações e inscrições podem ser feitas no site www.greennationfest.com.br.

Fonte: Época Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário