Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Como deixar sua casa mais sustentável

A Rio+20 terminou. Mas e agora? Basta apenas deixar que os governantes discutam o futuro do planeta? Não! É preciso atitude e isso começa a partir de cada um! Se todos tiverem consciência ecológica, fica muito mais fácil mudar o cenário. E que tal começar dentro da sua casa?


1. Compre os materiais que precisa em locais próximos

O projeto sustentável é aquele que visa o menor gasto de energia e combustíveis. Por isso, vale comprar materiais de construção de lojas e depósitos próximos da sua casa. O gasto de combustível queimado no transporte dos materiais também conta.

2. Reutilize materiais antigos

Que tal utilizar na reforma materiais de demolição, que são retirados de casas antigas, como madeiras, pisos de tábua corrida, tijolos maciços, telhas, portas e janelas? Você pode aplicar essa técnica em sua casa. Uma cômoda velha, por exemplo, pode ter sua madeira aproveitada para construção de novos materiais, ou pode ainda ser reformada, com técnicas de decoupagem, para ficar mais moderna.

3. Sem cortinas
Algumas janelas e portas têm a opção de serem duplas, ou seja, veneziana na parte externa e vidro na interna. Isso dispensa o uso da cortina e deixa a casa bem clara, com iluminação natural. Além disso, colocar ladrilhos de vidro nas paredes e claraboias no teto faz com que a casa fique mais clara, inclusive em dias chuvosos, pois aproveita a luz externa.

4. Área verde

Se você não tem espaço para ter um jardim, procure manter vasos dentro de casa, com plantas e flores. Eles ajudam a refrescar o ambiente. Caso você tenha um jardim em casa, em volta dele, coloque um piso que drene bem a água da chuva ou até um gramado. Essa água pode ser reaproveitada para a rega do local.

5. Horta orgânica

Tenha sua própria horta, inclusive em vasos, para cultivar seus temperos. Esses alimentos serão livres de agrotóxicos, portanto, mais saudáveis e saborosos.

6. Captação de água da chuva

Alterar o projeto das calhas para que elas captem a água da chuva também é uma boa maneira de tornar a casa mais sustentável. Essa água pode ser utilizada para lavar pisos e regar plantações, como as hortas caseiras e vasos de flores.

7. Tintas ecológicas

As tintas à base de água são consideradas ecológicas, pois não têm cheiro e contribuem para uma melhor respiração e transpiração das paredes, já que as demais tintas tornam a parede impermeável e possuem componentes tóxicos que podem causar alergias às pessoas e animais.

8. Mudança de atitudes

Também faz parte da casa sustentável uma mudança de atitudes dos moradores que nela vivem, como implantar a coleta seletiva (separando o lixo orgânico do lixo reciclável) e racionamento de energia elétrica e água.

Dica bônus! Adquirir produtos ecologicamente corretos também é uma boa maneira de deixar sua casa mais sustentável! Os produtos da Meu Puff Ecológico, além de serem feitos com matérias-primas recicláveis e biodegradáveis, são pensados para não agredir o meio ambiente até mesmo em seu transporte.

Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário