Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Aprenda a fazer uma horta em seu apartamento

Muita gente mora em apartamento hoje em dia. Com o constante crescimento das cidades, fica difícil conseguir uma casa em um bom lugar, com uma boa vizinhança, além da grande incomodação que isso pode causar. Por isso, geralmente as pessoas optam por morar em um apartamento.

Mas nem tudo no apartamento é um paraíso. Você quer fazer aquela hortinha, plantar um pé de tomate, uma muda de alface e não pode... porém, esse problema não existe mais, pois é possível, sim, fazer uma pequena horta em seu apartamento. Por incrível que pareça, não é necessário um grande espaço para isso.  Se você possui uma sacada, ótimo! Poderá utilizar mais espaço e, consequentemente, colocar mais plantas, verduras ou o que desejar.


PASSO A PASSO

1 - Escolha um vaso com furos;

2 - Encha um terço do vaso com brita ou pó de brita, para a drenagem;

3 - Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso;

4 - Espalhe um pouco de areia;

5 - Plante as mudas;

Use quantos vasos você desejar. Lembre-se que todos os cuidados devem ser tomados com as plantas, mesmo que ela não esteja em solo firme.



Se você não possui uma sacada, não se preocupe! Também há a possibilidade de plantar algumas mudas em seu apartamento.  Vamos usar as janelas como espaço para as plantas! Os passos são os mesmos da sacada, mas o problema, como foi dito antes, é que você terá menos espaço disponível.

Dicas para manter a horta em boas condições:

- Regue quando o sol estiver brando e jogue a água sobre a terra. Isso evita que as folhas queimem.
- Chá de cravo afugenta as formigas: ferva 1 litro de água com uma colher de sopa da especiaria e use para molhar a terra uma vez por mês.
-  O cheiro forte de uma espécie espanta a praga de outra. Exemplo: plante arruda no canteiro de alface.
- Ao misturar espécies, como no vaso em cascata, reúna as que têm as mesmas demandas de sol e água, caso de tomilho, alecrim, manjericão, pimenta dedo-de-moça, cebolinha e salsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário