Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Como separar o lixo para a coleta seletiva

Hoje em dia, muitos lugares usam as famosas lixeiras coloridas para a coleta seletiva. Esse é um ótimo recurso, pois ajuda a conscientizar as pessoas sobre a reciclagem de materiais.


Mas, afinal de contas, o que é a coleta seletiva?
A coleta seletiva é a separação de objetos através de sua classificação, para que tudo (ou a maioria das coisas) possa ser reaproveitado. Os objetos podem ser classificados em papeis (azul), metais (amarelo), vidros (verde), plásticos (vermelho) e orgânicos (marrom, mas pode variar).

Quais são as vantagens?
Com a coleta seletiva, é possível fazer a reciclagem da maioria dos objetos que são descartados e, além disso, fica muito mais fácil, pois os objetos estarão totalmente separados e organizados.

Como posso fazer a coleta seletiva?
O primeiro passo é conversar com seus vizinhos. Combine para que todo mundo ajude. Não é necessário as lixeiras coloridas, mas, se você arranjá-las, melhor. Basta separar em caixas ou latas diferentes, com os nomes colados para todos poderem saber onde descartas os objetos.

O que fazer com os resíduos depois de coletados?
Se você mora em uma cidade grande, com certeza vai ver todos esses meios:

Porta a Porta – Veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta normal de lixo. Os moradores colocam os recicláveis nas calçadas, acondicionados em contêineres distintos;
PEV (Postos de Entrega Voluntária) - Utiliza contêineres ou pequenos depósitos, colocados em pontos físicos no município, onde o cidadão, espontaneamente, deposita os recicláveis;
Postos de Troca – Troca do material a ser reciclado por algum bem.
PICs - Outra modalidade de coleta é a PICs, Programa Interno de Coleta Seletiva, que é realizado em instituições públicas e privadas, em parceria com associações de catadores.

Se a sua cidade for menor, converse com o responsável pela área do recolhimento do lixo que ele poderá lhe informar o que fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário