Páginas

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O que fazer com o lixo tecnológico?

Legal, você comprou aquele computador, usou ele durante, digamos, 5 anos, e agora resolveu trocá-lo, pois ele não consegue abrir nem uma página do Word sem travar. Então, você vai até a loja e compra o novo PC. Tudo é alegria. O técnico (ou você mesmo) monta a máquina, configura ela e fica ali, admirando o novo parceiro de horas e horas.Agora, chega a hora de pegar a marreta e descontar toda a raiva na CPU antiga (risos). Muito bem, algumas pessoas simplesmente pegam o computador antigo e jogam ele no lixo pro caminhão passar e pegar, como se fosse lixo normal. Isso está EXTREMAMENTE ERRADO!

 

 


 Aí você deve estar aí se perguntando: mas o que eu faço, ora bolas? Aqui vão algumas dicas:

1 - Cheque se a loja onde você comprou o seu novo computador recolhe o antigo. Hoje em dia a maioria das empresas e lojas fazem isso, o que é uma ótima iniciativa.
2 – Procure alguém que compre o seu aparelho (se ele não estiver estragado, é claro). Algumas vezes, você troca de celular simplesmente porque quer um mais novo, com mais funções, e acaba esquecendo que o antigo ainda estava bom, e acaba jogando ele no lixo ou deixando mofar na gaveta.
3 – Se não encontrar um comprador, doe o aparelho para alguma pessoa ou instituição social. Esse é um bonito ato, e, por mais que não pareça, você estará fazendo um grande bem.
4 – Procure uma empresa de reciclagem. Os aparelhos eletrodomésticos, se descartados de maneira incorreta, podem causar enormes estragos no meio ambiente. Além disso, levam SÉCULOS para se degradarem.

Assuste-se: o Brasil é o maior produtor de lixo tecnológico do mundo.  Mas se todos seguirem pelo menos uma dessas dicas, com certeza poderemos ir para o final da lista e, com isso, causar uma boa imagem do país, servindo de base para outros. A tecnologia cresce a cada dia e, com ela, mais lixo também é produzido. Por isso, a hora de agir é agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário