Páginas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Saiba como funciona o tratamento do esgoto

O tratamento do esgoto é, sem sombra de dúvidas, algo indispensável hoje em dia. Isso porque ele acelera muito o processo da limpeza da água. Então você se pergunta: mas espera aí, como assim “acelera”? Tu não tá me dizendo que os rios se limpam sozinhos como mágica, né? Sim, ele “se limpa”! Mas, como mágica não existe, é claro que existe um pequeno truque por trás.
Funciona mais ou menos assim:
Os rios, todos eles, possuem bactérias. Essas bactérias, como todo ser vivo, alimentam-se e, para nossa sorte, as que estão no rio vão se alimentar das matérias orgânicas que vieram dos esgotos, ajudando a eliminar a sujeira. É como se o próprio rio fosse uma esteira e as bactérias os operários: a água vai correndo e, com elas, as sujeiras. As bactérias comem essas sujeiras, limpando o rio. Quanto mais longe da cidade, mais limpa a água, pois a água ficou submetida ao processo das bactérias por mais tempo.

Agora que você entendeu o processo natural, vamos explicar como funciona o “artificial”, que na verdade não é muito diferente.
1º passo: “peneirar” o esgoto que vem das casas, barrando as grandes sujeiras (que podem ser vistas).
2º passo: tirar as pequenas partículas (terra etc.).
3º passo: atacar as impurezas solúveis na água com as bactérias presentes no rio. A diferença é que na estação de tratamento existem milhares de bactérias a mais do que no rio. Por isso, o processo é mais rápido.

Como você pode ter observado, o processo não é tão complexo, e isso é muito bom. A água, mesmo depois do tratamento, não deve ser consumida, pois algumas impurezas ainda ficam. Mas pode ser usada para lavar o carro, a área, para irrigação etc, mas sempre economizando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário