Páginas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Como funcionam as usinas termelétricas?

No último post falamos sobre as usinas hidrelétricas, que usam a força da água para gerar energia. Hoje, falaremos sobre as usinas termelétricas.
 As usinas termelétricas produzem energia através da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo etc). Uma caldeira com água é aquecida. A água, depois de certo tempo, vira vapor. A força desse vapor irá movimentar as pás de uma turbina que, por sua vez, irão movimentar um gerador. Carvão e petróleo são alguns dos combustíveis queimados para o aquecimento da água, como já foi dito. O problema é que, quando queimados, eles são liberados na atmosfera, causando prejuízo ao meio ambiente.


Depois de o vapor ter movimentado as turbinas, ele vai para um condensador, que tem como função resfriar o vapor e transformá-lo de volta para o estado líquido. Depois de resfriada, a água volta ao caldeirão e o processo se repete.

As usinas termelétricas possuem grande contribuição no efeito estufa. A queima dos combustíveis causa a mudança no regime de chuvas, provoca a chuva ácida e contribui muito para o aquecimento do planeta.

Outro problema é que esses combustíveis fósseis, um dia, vão se esgotar. E, pelo que podemos ver nas notícias mais recentes, esse dia não está tão longe assim. Por isso, é hora de investir em formas de energia mais limpas, como a solar e a eólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário