Páginas

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Como funciona a energia eólica?

A Energia Eólica é uma das grandes alternativas para obtenção de energia no futuro. Por ser limpa e não causar danos ao meio ambiente, muitos parques eólicos vêm sendo construídos com o objetivo de minimizar os danos ambientais e gerar o máximo de energia possível. Mas ei, você sabe como que funcionam aqueles gigantes cataventos?


Primeiro de tudo, é necessário um local adequado para instalação dos grandes aerogeradores (que são apresentados em forma de cataventos, na sua maior parte). Geralmente, eles são colocados em serras ou lugares altos (alguns também são instalados no mar, próximo as praias), pois essa energia, como você já deve saber, utiliza a força do vento.


O processo é simples: o vento bate no catavento, fazendo suas hélices se movimentarem. Esse movimento, através de um gerador, é transformado em energia elétrica.

Para que a energia produzida seja rentável, é necessário que vários cataventos sejam utilizados. É daí que surgem os parques eólicos, que são grandes áreas voltadas para produção de energia através deste método.

Algumas propriedades, porém, utilizam um catavento isoladamente, obtendo energia somente para si mesma. Essa é uma ótima ideia, principalmente se você possui uma fazenda, pois, após a instalação do aparelho, irá somente gastar com a manutenção do mesmo.


Embora a Energia Eólica seja uma ótima forma para se obter energia ela é, infelizmente, muito pouco utilizada. Apenas 1% de toda energia gerada no mundo provém dos parques eólicos.

Os 10 países que mais utilizam esta fonte de energia são:
1º - China
2º - Estados Unidos
3º - Alemanha
4º - Espanha
5º - Índia
6º - França
7º - Itália
8º - Reino Unido
9º - Canadá
10º - Portugal

O Brasil, como se poder ver, não está entre os 10 países. Ainda utilizamos as grandes hidrelétricas como principal fonte de energia.
Talvez, num futuro não muito distante, a Energia Eólica se torne a principal fonte de energia do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário