Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Quem gera a maior parte do oxigênio do planeta?

Muita gente acha que a Amazônia é o pulmão do mundo. Bem, ela tem sua parte na produção do oxigênio, abriga animais e possui plantas medicinais, mas, por incrível que pareça, o pulmão do planeta fica no oceano. São as algas!

Mas espere aí, como que o oxigênio vai para atmosfera se existe toda aquela água por cima das algas?
Quando há gás demais na água, ele acaba simplesmente saindo para atmosfera por excesso.

  As algas produzem muito mais oxigênio que as árvores, pois produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que precisam na respiração. Suponhamos que um quilômetro quadrado de árvores produza um número Y de oxigênio. Um quilômetro quadrado de algas irá produzir Y x 10 de oxigênio (Y vezes 10).    

É um número muito maior, como você pode ver. Por isso, é de extrema importância que os oceanos sejam preservados. Mas isso, infelizmente, não está acontecendo.

Com o constante crescimento dos países e da população, muito lixo vem sendo jogado no mar. Esgoto, plástico, papel... tudo isso e muito mais é jogado nos oceanos todos os dias. Animais como tartarugas e alguns peixes, ao verem pequenos pedaços de sacolas plásticas e papeis, pensam que é comida, e acabam ingerindo esses resíduos por engano, causando até mesmo a sua morte.

Produtos químicos também vêm poluindo as águas e matando nossas algas marinhas. Acidentes de navios com o petróleo acabam com os animais e, quando chegam à praia, deixam aquela sujeira toda.

Devemos cuidar de nossos oceanos, pois além de sua biodiversidade, eles são considerados os verdadeiros pulmões do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário