Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

É possível aproveitar a energia dos raios?

Dizem que os raios possuem uma grande energia. Bom, isso é verdade, porém ainda não existe tecnologia capaz de capturar a energia liberada pelas descargas elétricas.


Outro problema é que a energia em grande quantidade está presente na nuvem ainda, quando o raio pena se forma. No pequeno tempo que ele leva pra chegar ao chão, mesmo sendo de apenas alguns milésimos de segundo, praticamente toda a força é liberada no ar. E, por esse mesmo pequeno tempo, mesmo se existisse algum equipamento capaz de absorver a energia, ela seria pequena, algo em torno dos 300kWh. Essa quantidade serve pra alimentar, no máximo, uma pequena residência.

Uma ideia para o futuro é a criação de alguma espécie de torre que atraia os raios e armazene a energia para pequenas propriedades, como fazendas e outras. Junto com a energia solar ou eólica, não seria necessária absolutamente nenhum outro tipo de energia, e o dono da propriedade até poderia vender energia para os vizinhos. Sustentabilidade, bom negócio e economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário