Páginas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Sustentabilidade nas Olimpíadas

A cada dia que passa, novos investimentos na área da ecologia são feitos. Novas formas de energia são desenvolvidas. Novas formas de reaproveitamento e reciclagem são criadas.É preciso sempre ter em consciência que o menor gesto, como guardar um papel de bala em vez de jogá-lo no chão, vale muito.

As Olimpíadas estão acontecendo, e esse é um evento que, com certeza, causa um enorme impacto, tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.Pensando nisso, o Comitê Olímpico decidiu tomar algumas medidas para tentar diminuir um pouco a “bagunça” que esse evento causa.


Estádio reciclável

O estádio de basquete é um belo exemplo de arquitetura sustentável. O estádio é totalmente amigo do meio ambiente! Foram usadas 1000 toneladas de aço para sua construção, e sua cobertura é feita, na maior parte, de PVC. Mas o legal da história é que, depois que as Olimpíadas acabarem, o estádio pode ser desmontado e todos os seus materiais podem ser reaproveitados e/ou reciclados!


Bairro “reciclado”

O bairro Stratford, local onde acontece boa parte das competições olímpicas, está muito caprichado e limpo. Mas nem sempre foi assim. Ele era, na verdade, um dos mais poluídos da cidade de Londres.  O bairro sofreu uma total “reciclagem”. Um exemplo disso é a mudança no rio Lee, que passa pelo bairro: ele era o que se pode chamar de cópia do rio Tietê. Mas ele foi totalmente limpo, para a alegria dos moradores e do mundo todo.


Desconto ecológico
Já pensou ganhar desconto em algumas lojas por andar a pé e/ou de bicicleta? É isso mesmo! A prefeitura de Londres criou um aplicativo para iPhone que lhe mostra as melhores rotas de deslocamento a pé e bicicleta e, se você fazer o percurso, ganha pontos que podem te dar desconto em algumas lojas conveniadas.


Postes ecológicos
Foram criados postes em forma de árvore que usam a energia solar para produzirem luz. É uma forma de economizar energia muito interessante, pois se usa a luz para criar mais luz! Esses são apenas alguns dos projetos que Londres fez para as Olimpíadas e que, por sinal, são muito bons. Esperamos que o Brasil tome uma iniciativa como essa, e que faça tão bonito quanto eles estão fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário