Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O que foi a Rio+20?

Muitas conferências mundiais já foram organizadas para discutir a situação ambiental do planeta. Como exemplo, podemos citar a Conferência de Ramsar (1971), a Estocolmo (1972), o Protocolo de Kyoto (1988), a Eco-92 (em 1992, como o nome já sugere) e a Rio+20, que, como se pode ver, foi realizada esse ano, 20 anos após a Eco-92, que também aconteceu no Rio de Janeiro.

Nesses eventos, as nações se unem e procuram meios para tentar ajudar o planeta, diminuir a poluição, a produção de lixo etc. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como Rio+20, aconteceu, como já foi dito, na cidade do Rio de Janeiro, esse ano, entre os dias 13 e 22 de junho.
 Cento e noventa nações participaram desse evento que, por sinal, foi o maior realizado pelas Nações Unidas. As mudanças propostas se relacionaram, principalmente, no modo como estão sendo usados os recursos naturais do planeta.  Também foram discutidas questões sociais, como a falta de moradia, fome etc.

Alguns dos principais resultados da Rio+20:

. A economia verde: Pela primeira vez, países elaboraram sobre o que está – e o que não está – envolvido no desenvolvimento de uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza. No documento final, países dedicaram uma seção para detalhar como as políticas econômicas podem ser uma ferramenta para avançar no desenvolvimento sustentável, observando que todos os países estão aprendendo como tornar suas economias mais verdes e aprendendo uns com os outros a partir do compartilhamento de experiências e lições.

. Lidar globalmente com a sustentabilidade: No Rio, países concordaram com duas medidas que fortalecerão a arquitetura de apoio às ações internacionais de desenvolvimento sustentável. Isto inclui um novo organismo para futura tomada de decisões globais, assim como o fortalecimento da capacidade da ONU de monitorar, avaliar e lidar com questões ambientais.


 Os países concordaram em estabelecer um fórum político de alto nível sobre desenvolvimento sustentável com adesão universal que reunirá tomadores de decisão de governos e sociedade civil para discussões sobre como integrar as dimensões social, econômica e ambiental do desenvolvimento sustentável.
Os países também concordaram com um fortalecimento significante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente [PNUMA] ao torná-lo um corpo de adesão universal e ampliar seu financiamento. Especificamente, o acordo pede “seguros, estáveis, adequados e ampliados recursos financeiros do orçamento regular da ONU e contribuições voluntárias para cumprir seu mandato.”

. Produção e consumo sustentáveis: Um quadro de programas sobre produção e consumo sustentáveis foi adotado para guiar os países nos próximos dez anos para tornar seus padrões mais sustentáveis. Na sessão da Assembleia Geral que começa em setembro de 2012, um corpo de Estados-Membros será convocado para adotar as medidas necessárias para liderar a implementação do quadro.

. Tecnologia: O documento final da Rio+20 pede o fortalecimento da colaboração em pesquisa internacional sobre tecnologias ambientalmente saudáveis e solicitações relevantes de agências da ONU para identificar opções para um mecanismo de facilitação de transferência de tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário